10.10.08

Yasmine Levy - para quem não conhece

2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem não conhece, Yasmine Levy é israelita, nascida em Jerusalém em 1975. Com o seu estilo distinto e emotivo, Yasmin trouxe uma nova interpretação ao ladino medieval / Judeu-espanhol, integrando na canção os mais "modernos" sons andaluzes do flamenco, assim como os instrumentos tradicionais como o oud, violino, violoncelo e piano.
Yasmin ganhou o Euro-Mediterrânica Anna Lindh Foundation Award por promover o diálogo inter-cultural entre os músicos de três culturas. Em suas próprias palavras:
" Orgulho-me de combinar as duas culturas de ladino e flamenco, ao passo que misturo influências do Médio Oriente. Estou a embarcar em uma jornada musical 500 anos, tendo ladino à Andaluzia e sua mistura com o flamenco, o estilo musical que ainda ostenta a memória do velho mouro e judeu-espanhol mundo com o som do mundo árabe. De certa maneira, é uma "reconciliação musical" da história."

Anónimo disse...

Por lapso o comentário que acabei de diexar ficou anónimo o que me leva a partilhar aqui um outro comentário, ainda a propósito de música. Terminei à pouco de ler "Regresso", um livro de Victoria Hislop, que nos fala de Granada, de música e dança, de flamenco, do sofrimento da guerra civil espanhola e do regresso às origens numa Espanha dos tempos modernos. Muito interessante!