15.1.08

"Podias ser..."

A malta nunca está satisfeita, é certo e sabido: se tem é porque tem,se não tem é porque não tem; se vai é porque foi, se não vai é porque queria ir... enfim, se é gostava de não ter sido; se não é quem lhe dera ser...
e claro, o outro é sempre melhor, muito melhor, e se alguma vez o próprio é o melhor, só pode ser o melhor do pior: o mais desgraçado, o mais infeliz, ou o menos afortunado, o menos feliz, etc.
ora já diz o povo: "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha"
Mas como se não bastasse por si esta insatisfação com o próprio, tem de existir a insatisfação com o outro, com o mundo e por aí fora...
.... podias ser mais alta, ou pelo menos usar uns saltos... podias ser mais magra, e já agora não me importava que fosses um bocadinho mais calada... podias ser um bocadinho mais simpático, ou então um bocadinho mais engraçado, mas bom bom era que fosses um bocadinho mais giro, ou pelo menos um bocadinho menos feio, vá lá, faz-me a vontade... e se fosses um bocadinho mais flexível, só um bocadinho muito pequenino...ah, e já agora, fazes-me o favor de ser um bocadinho menos chato... agora a sério, o que eu gostava mesmo era que fosses um bocadinho, sei lá, assim, perfeito, se é que me faço entender... podias ser mais generosa, e até, porque não, um pouco mais expansiva... ou se calhar não... talvez... um bocadinho... um bocadinho mais qualquer coisa que não és... por exemplo, um bocado mais poupado... e acho que não era pedir muito que fosses mais discreto... mas ficava-te mesmo bem era seres um bocadinho mais musculado... ah, e não te esqueças, faz um esforço para ser um bocado mais tolerante...
podias ser... um bocadinho mais... nada. podias ser tu.exactamente como és.

3 comentários:

tiagoespiritosanto@gmail.com disse...

Já viste, se houvesse a perfeição isto não tinha piada nenhuma. Assim, andamos aqui sempre a moldar-nos uns aos outros.
Puseste-me a pensar...
Acho que é mais fácil aceitar que nós podíamos ser um bocadinho mais... (mas não somos nem fazemos nada para o ser, exactamente porque não conseguimos ser aquilo que não somos), mas dizia, é mais fácil aceitar o que não somos do que aceitar o que os outros não são e nós achamos que deviam ser.
Parece que queremos que toda a gente funcione à nossa imagem. Essa vontade estúpida de tentar controlar o incontrolável.

Só nós podemos aceitar. Como somos e como os outros são. Tudo se torna mais fácil e mais bonito.
E com muito mais amor.

Podia ser assim... Mas o melhor é deixar ser como for.

Força e continua a escrever-te.

Bj
Tiago

Anónimo disse...

Pois é minha filha, tal como dizes nunca estamos contentes com o que temos. Idealizamos sempre o outro criando um outro que não existe e quando nos deparamos com o verdadeiro tentamos mudá-lo, molda-lo à nossa vontade e à imagem que desejamos. Mas, na verdade, somos como somos e os outros são como são... pessoas únicas, com virtudes e com defeitos. E, há sempre duas (quiça mais) formas de olharmos para o outro... valorizando os seus defeitos ou pelo contrário de forma mais positiva valorizando as suas qualidades. Mas, antes de mais, aceitando, amando e tornando o outro aquela pessoa especial que ela na realidade é, quanto mais não seja para nós. Em vez de dizermos "podias ser...", vamos dizer "És assim... e gosto de ti pelo que és..." Rita Juliana, sê... gosto de ti pelo que és... Beijitos

Margarida disse...

Eu gosto de mim como sou! :) Não queria ser um bocadinho mais alta porque perdia a piada, nem um bocadito mais magra porque perdia as curvas latinas, nem mais feia nem mais bonita nem mais inteligente nem mais nada. O facto de ser assim tem alguma razão de ser que prezo muito. E todas as falhas, há que melhorá-las e não perder tempo a pensá-las.