31.10.07

Hoje é um dia que são dias!

Sim, é isso mesmo, hoje é um dia que são dias:
Dia mundial da poupança;
Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween;
Último dia da Latada em Coimbra: passou depressa e acaba hoje, com o concerto de Orishas a fechar em grande a festa das Latas!!! Aproveitem hoje ou então, para o ano há mais!!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque será que há um dia são dias e uma noite não são noites?!
Lembrei-me de um poema de David Mourão Ferreira que fala das noites... e dos meses... e dos anos.
Aqui fica:
E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se envolam tantos anos.

Anónimo disse...

Sobre o dia mundial da poupança gostaria de dizer que este é um objectivo cada vez mais difícil de alcançar pelas famílias portuguesas.
Segundo o Banco de Portugal o endividamento das famílias passou de 20 por cento do rendimento disponível em 1990 para 118 por cento em 2004.
Isto revela que hoje as famílias para além de não conseguirem poupar ainda se colocam no extremo oposto, ou seja o endividamento. Quais as causas? como fazer uma boa gestão do orçamento? Proponho uma reflexão!

Anónimo disse...

E, ainda sobre os dias que comemoram algo...
O dia das bruxas, é festejado na noite de 31 de Outubro. Teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.
A palavra halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos.
In: http://www.prof2000.pt/users/bejml/bruxas.htm

Anónimo disse...

E ainda, os dias...
"As 'latadas' remontam ao século XIX quando os estudantes exprimiam ruidosamente a sua alegria pelo termo do ano lectivo — em Maio. Utilizavam para tanto todos os objectos que produzissem barulho, designadamente latas...
Nos anos 20, as latadas ocorriam no final do ano lectivo, para remate das festas da "Queima das Fitas.
Foi a partir dos anos 50/60 que as latadas passaram a ocorrer não no termo do ano lectivo mas sim no início, coincidindo com a abertura da Universidade e a chegada da população escolar de férias, o que dava à cidade um clima eminentemente académico".

http://www1.ci.uc.pt/gfc/vivencias_coimbra.htm