19.11.06

Questão da semana : Memória Colectiva - tentativa de definição...por partes!

memória do Lat. memoria s. f., faculdade de conservar e reproduzir as ideias, imagens ou conhecimentos anteriormente adquiridos; a lembrança de qualquer coisa ou alguém; reminiscência; aptidão para recordar especialmente certas coisas; reputação; fama; nomeada; monumento comemorativo de pessoa célebre ou de sucesso notável; exposição sumária; {memorandum}memorandum¸í; nota diplomática; apontamento para lembrança; requerimento ou nota explicativa em que se recorda a petição ou pretensão primitiva; memorial; dissertação sobre assunto científico ou literário apresentada em congresso, reunião, etc. ; Psic., conjunto de funções psíquicas pelas quais temos consciência do passado como tal, que inclui a fixação, a conservação, a lembrança e o reconhecimento dos acontecimentos; Inform., parte de um sistema informático na qual as informações são introduzidas e conservadas e a partir da qual podem ser posteriormente recuperadas; o suporte físico destas informações; Electrón., conjunto de dispositivos e circuitos constituindo um sistema equivalente ao anterior, para armazenamento de informação em equipamento áudio e vídeo; (no pl. ) narrações históricas escritas por testemunhas presenciais; (no pl. ) escritos em que um autor narra factos mais ou menos ligados à sua pessoa ou à sua época. - colectiva: conjunto dos elementos culturais, sociais e históricos que constituem as referências colectivas de um povo; - de elefante: grande capacidade de memorização; - de grilo: memória fraca; - visual: faculdade de reter e lembrar posteriormente pessoas, coisas ou factos vistos; de -: de cor; refrescar a -: recordar ou fazer recordar algo caído no esquecimento; varrer da -: esquecer.
colectivo do Lat. collectivu adj., que abrange muitas coisas ou pessoas; que pertence a várias pessoas; Gram., diz-se dos substantivos que, no singular, exprimem um conjunto de seres da mesma espécie.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando falamos em Memória Colectiva falamos numa das bases da Identidade do colectivo de uma sociedade. O conjunto de referências de uma geração ou de um povo que podem contribuir para a preservação do passado e para a construção de um FUTURO MELHOR. Importante é aprendermos com os erros e não voltarmos a repeti-los. Mas, se isso é difícil a nível individual mais difícil será no âmbito colectivo. Contudo, acredito que nada se esquece totalmente e que as marcas do passado contribuem para o enriquecimento de uma memória colectiva e para a predominância do BEM.